Número total de visualizações de páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

Pão com fermento de padeiro (Bimby)


Aqui está uma receita, desta vez não de doce, mas sim de pão! Vi esta receita no site www.mundodereceitasbimby.com. A receita é de pão tipo alentejano, mas sinceramente, na minha opinião, não é nada parecido ao Pão Alentejano. No entanto, não deixa de ser um pãozinho fantástico para quem gosta de pão macio e fofinho no interior e estaladiço no exterior.
Aqui fica a receita com algumas dicas.

Ingredientes:
400gr Água
11gr fermento padeiro ( eu coloquei 10gr, já que a bimby só pesa de 5 em 5gr)
600gr Farinha tipo 55
1 colher de sopa de sal

Preparação:
Coloque a agua o fermento e o sal no copo da bimby e programe 1min. vel.3 temp 37º. Quando terminar junte a farinha e programe 5min vel espiga.
Retire a massa do copo e forme uma bola com a massa sobre um tabuleiro previamente polvilhado com bastante farinha .
Deixe levedar 30 min. e volte a moldar a bola puxando as margens da massa para o centro.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 35min colocando no interior do forno uma taça com água.

Eu coloquei a massa do pão no forno apenas a 100ºC durante aproximadamente 30min. É que sendo o meu forno a gás, se estiver a uma temperatura superior, a base do pão fica muito queimada. Assim sendo, normalmente cozo o pão a baixa temperatura e só passados os 30 min, é que deixo mais 20min a 180ºC e por fim, ligo a resistência superior e deixo ficar mais 5min (para mim é suficiente, pois eu prefiro o pão menos tostado...
Espero que experimentem e apreciem...

1 comentário:

Torta de Laranja, Côco e Amêndoa (Low Carb)

Ingredientes: Torta: • 2 ovos • 5 claras (usei 150mg de 100% Clara de Ovo da Prozis) • 4 colheres de sopa de Xilitol • 1/2 colher...