Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de setembro de 2017

Geleia de Marmelo e Marmelada (Bimby)

Quando era criança, nesta altura do ano, em casa da minha Avó, havia sempre muitos marmelos. Lembro-me de ela passar muito tempo, sentada no chão, rodeada de bacias... Uma com marmelos para descascar, outra com marmelos descascados e outra com as cascas e os caroços. Dizia-me ela:
-"Tudo se aproveita! Com as cascas fazes a geleia, com os marmelos a marmelada..."
Nessa altura, não percebia muito bem como é que com cascas e caroços se podia fazer geleia...

No dia de fazer geleia e marmelada, a minha avó passava horas em frente a uma panela gigante (pelo menos parecia-me gigante naquela altura), mexendo e mexendo com a colher de pau, para que não pegasse no fundo do tacho.
Na Bimby tudo se torna mais simples, uma vez que ela mexe à medida que coze, mas claro, não fica igual à marmelada e geleia da minha Avózinha...

Para as minhas receitas, fiz uma pequena alteração, que foi não usar apenas açúcar branco, mas sim uma mistura de açucares que incluem açúcar amarelo, mascavado e branco, o que na minha opinião deixou um gostinho diferente, mas muito saboroso nestes doces.
Deixo-vos aqui as minhas experiências de receitas, para que possam experimentar em casa.
PS: MUITO IMPORTANTE, não ultrapassar as medidas desta receita, principalmente para a Bimby TM31, pois caso contrário, podem tornar a vossa cozinha, num inferno doce e peganhento... 😁😰😫

Marmelada

Ingredientes:

800g de Marmelo
300g de açúcar amarelo
300g de açúcar branco
200g de açúcar mascavado
Opcional - 1 limão descascado (sem parte branca e sem caroços)

Preparação:


Coloque todos os ingredientes na Bimby, e triture tudo durante 30s/vel. 9 ajudando com a espátula. Baixe tudo das paredes do copo e programe 30min./temp. 100ºC/vel. 3. Coloque em taças e deixe arrefecer.
Se gostar da marmelada mais rija, colocar a cozer mais 5min ou 10min, até obter a consistência desejada.
Passar para tigelas e deixar arrefecer. Tapar com papel vegetal, pincelar com aguardente e deixar ao sol a secar durante uns dias. Pode armazenar no frigorifico ou num local seco e fresco.



Geleia

Ingredientes:

Cascas e caroços de marmelos
Água
Açúcar amarelo
Açúcar branco
Açúcar mascavado







Preparação:

Coloque as cascas e os caroços na bimby, cubra com água a rasar as cascas. Programe 15min/temp. 100º C/vel. 1. Após os 15 min coe a água com um coador fino. Pese a água no copo e junte a mesma quantidade de açúcares (não passar no total a quantidade de 1600g). Se quiser pode apenas usar um tipo de açúcar.
Programe 30min./temp. 100ºC/vel. 1.
Se ainda estiver muito liquida para o seu gosto, vá cozendo por mais tempo à mesma velocidade e temperatura até obter a consistência desejada.
Colocar em frascos previamente esterilizados e deixar arrefecer. Armazenar no frigorifico ou em local fresco e seco.
Eu deixo sempre uma pevide em cada frasco, só para dar um ar mais caseiro 😉




3 comentários:

Torta de Laranja, Côco e Amêndoa (Low Carb)

Ingredientes: Torta: • 2 ovos • 5 claras (usei 150mg de 100% Clara de Ovo da Prozis) • 4 colheres de sopa de Xilitol • 1/2 colher...